What to do and see in Guapimirim, Brazil: The Best Places and Tips

September 23, 2017 Terina Blouin

Guapimirim (Portuguese pronunciation: [ɡwɐpimiˈɾĩ], from Tupi 'little spring', guapi 'spring', mirim 'little'), is a city in the Rio de Janeiro Metropolitan Area, and a municipality located in Rio de Janeiro state, southeastern Brazil.
Restaurants in Guapimirim

1. Pedra do Sino

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25940-000, Brazil (21) 98827-5699
Excellent
84%
Good
14%
Satisfactory
2%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

5 based on 193 reviews

Pedra do Sino

Reviewed By Mconstantino - Rio de Janeiro, RJ

Pedra do Sino ("bell stone") is the highest peak (2.275m) of Serra dos Órgãos and offers you spetacular views of the many beautiful surrounding peaks and up to the city of Rio de Janeiro in a clear day.
The peak is in Serra dos Órgãos National Park, in the city of Teresópolis, about 100km from Rio de Janeiro city center.
The trail: It's an easy -- but VERY long -- walk until the top. More than 10km, usually more than 3 hours in a good pace (not rushing) each way. Do not go if you're not used to long walks.
Lenght: You can do it in a single day (arrive early -- 8 am -- to do that) or you can spend a night in a basic lodge very close to the peak (15 min.), or even camp in the lodge area. Check prices and reservation with the National Park before you go (the lodge is usually full in fridays and saturdays during the winter season)
Money: Price to the trail in jun/12 was R$ 30 for brazilians and R$ 55 for foreigners for a single day. It's more expensive (but not the double) if you stay there 2 days.
When to go: Winter days are usually clearer -- but always check the weather before you go. You may see nothing at the peak in a cloudy day.
Who is able to go: Anyone in good shape.

2. Dedo de Deus

Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25940-000, Brazil
Excellent
71%
Good
25%
Satisfactory
3%
Poor
1%
Terrible
0%
Overall Ratings

4.5 based on 768 reviews

Dedo de Deus

Reviewed By yellowhummingbird - Alta Loma, California

You actually can see this mountain called Finger of God from Rio De Janeiro. But once you enter Teresopolis it is magestic. For Mountain climbers it is awonderful epereince. Sunrize is spectacular. It can be cold because of the altitude.

3. Mirante do Soberbo

Rodovia BR-116, Km 89,5, Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25946-151, Brazil
Excellent
63%
Good
29%
Satisfactory
6%
Poor
1%
Terrible
1%
Overall Ratings

4.5 based on 595 reviews

Mirante do Soberbo

Reviewed By sicarolina - rio de janeiro

When the day is clear, with no clouds, it is possible to see even Rio de Janeiro from there. It is not a beautiful place in what concernes about the structure of the place (no bathrooms, no coffe shop or something like that), but you will be amazed by the view!

4. Concordia Falls

Limoeiro, Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25946-151, Brazil 21988275699
Excellent
90%
Good
10%
Satisfactory
0%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

5 based on 30 reviews

Concordia Falls

Reviewed By grosskopf_igor - Rio de Janeiro, RJ

Estive na cachoeira durante o carnaval, estava cheia mas conseguimos nos afastar um pouco do tumulto. A caminhada até a cachoeira não é difícil, mas é um pouco cansativa já que a maior parte do caminho é subida. O caminho é razoável, tem tem alguns pontos com concreto e outros com muitos buracos. A piscina principal é ótima para mergulhar, mais abaixo existe uma pedra q esconde uma pequena queda d'água relaxante. Para chegar, basta seguir por dentro da cidade em direção ao condomínio Alpha II, na estrada do Limoeiro, pegando a saída a direita para o condomínio vc verá logo em seguida uma rua estreita a esquerda, siga por ela até uma placa da prefeitura onde vc deve estacionar. O caminho para a cachoeira encontra-se a esquerda da via.

5. Poco Verde

Rodovia BR-116, Km 98 | Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, State of Rio de Janeiro, Brazil 21988275699
Excellent
91%
Good
6%
Satisfactory
3%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

5 based on 29 reviews

Poco Verde

Reviewed By FernandoLopes86 - Rio de Janeiro, RJ

A sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um verdadeiro paraíso. Tem cachoeiras, poços naturais e boa infraestrutura. O poço Verde é o maior dos poços. Quem visita o parque tem que ficar atento as condições climáticas principalmente no verão devido ao risco de tromba d'água.

6. Rio Soberbo

Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25940-000, Brazil
Excellent
60%
Good
30%
Satisfactory
10%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

4.5 based on 30 reviews

Rio Soberbo

Reviewed By gboerbon - Rio de Janeiro, RJ

Um lindo lugar e bem perto do Rio de Janeiro. Uma natureza com encantos e belezas. Vale a pena conhecer esse lugar!

7. Centro de Visitantes Von Martius Museum

Rodovia BR-116, Km 98 | Serra dos Órgãos National Park, Guapimirim, State of Rio de Janeiro, Brazil
Excellent
47%
Good
40%
Satisfactory
8%
Poor
5%
Terrible
0%
Overall Ratings

4.5 based on 35 reviews

Centro de Visitantes Von Martius Museum

Reviewed By Simone S - Guapimirim, RJ

Reunir a família no fim de semana e fazer um picnic nesta região é bom demais. A alguns metros dali está a cachoeira da Barreira, com poços bons para um mergulho e para estar com as crianças.

8. Escalavrado

Rod. Rio-Teresopolis | Serra dos Órgãos, Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25940-000, Brazil 21988275699
Excellent
92%
Good
8%
Satisfactory
0%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

5 based on 12 reviews

Escalavrado

Reviewed By DaniHepner - Rio de Janeiro, RJ

Antes de começar, fica aqui o aviso: LEVE AO MENOS 50m DE CORDA.
Ainda que não use, é uma segurança a mais.
Escalavrar significa causar escalavraduras, esfoladuras, arranhaduras. É bem isso mesmo.
O Escalavrado é a primeira montanha da Serra dos Órgãos. A trilha começa na rodovia que dá acesso a cidade de Teresópolis. Bem no começo a montanha já mostra como vai ser, é preciso ter perícia e calma.
Entramos por uma calha de água e de cara já tem uma enorme parede, cheia de limo e bastante úmida a ser encarada. Passada ela, que já adianto ser bem chata, começa a trilha de, no início, terra batida. Depois, ela se converte em terra fofa, ajudando mais ainda a complicar a ascensão. Terminada esta parte, começamos a subir em cima da própria pedra, tudo com auxílio da aderência do sapato. Com trechos bastantes íngremes e expostos, é necessário muito cuidado. Se cair, escorregar etc, um abraço.
Porém, ao chegar lá em cima, a vista é recompensadora, podemos observar a Baía de Guanabara, Teresópolis... Ao lado, o imponente Dedo de Deus, além das demais montanhas da Serra dos Órgãos.
Uma experiência que envolve muito psicológico, porém muito enriquecedora em diversos aspectos.

9. Pantanal Fluminense

Antes da ponte sobre o Rio Guapimirim, Guapimirim, State of Rio de Janeiro, Brazil 21988275699
Excellent
80%
Good
10%
Satisfactory
10%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

4.5 based on 10 reviews

Pantanal Fluminense

Reviewed By Leandro V - Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

Antes de tudo, o passeio é ótimo. O passeio é todo feito em um barco pesqueiro, guiados por um ex-pescador e que também presta serviços à APA-GUAPIMIRIM. Há uma riqueza na fauna e flora e em alguns pontos do passeio é difícil acreditar que estamos a alguns quilômetros de áreas urbanas. O ponto alto do passeio, sem dúvida, é a vista dos Botos, próximo a ilha de Paquetá, da qual, no dia, fomos agraciados.

O grande problema do passeio é falta de demanda, pois o barco só poderia sair com 4 pessoas. Fiquei esperando 3 meses e isso obviamente deixa qualquer um frustrado. Só não cancelei pq se indispuseram a devolver o valor. Outro ponto negativo é que não tem nenhuma outra atividade próxima que possa curtir o local (um restaurante ou alguma outra atividade). Apesar da beleza do passeio, achei o valor caro para o que era oferecido. A informação passada prometia 3 horas de passeio, mas foram feitas exatamente 2 horas.

Dica: Se for comprar o passeio, recomendo que vá em grupo de 4 pessoas, para não ter que esperar como eu esperei. O passeio é divulgado por uma empresa chamada GuapimirimTur, mas acredito que se consiga um valor mais em conta contatando diretamente com os barqueiros.

10. Sant’Ana Chapel

Estrada Irineu Alves dos Santos, Guapimirim, State of Rio de Janeiro 25940-000, Brazil 21988275699
Excellent
67%
Good
33%
Satisfactory
0%
Poor
0%
Terrible
0%
Overall Ratings

4.5 based on 9 reviews

Sant’Ana Chapel

Reviewed By Jorge Willian C - Guapimirim, RJ

Essa Capela fica no bairro do Bananal, bem próximo ao Poliesportivo, Cemitério e ao Hospital Municipal. Essa Capela é do séc. XVIII e é muito bem conservada. Na história, é um lugar onde muitos viajantes passavam, e por ali também morriam. Por isto também há o cemitério bem ao lado.

ThingsTodoPost © 2018 - 2024 All rights reserved.